ENTENDA MAIS*

Curiosidades

À moda francesa! Dicas e curiosidades sobre o macaron

Biscoitinhos redondos e recheados, super coloridos, saborosos e a peso de ouro. Vem conhecer um pouco mais
 

Com origem italiana, os macarons têm uma receita bem simples, à base três principais ingredientes: farinha de amêndoas, açúcar e claras em neve. Apesar disso, seu preparo é de grande dificuldade e é necessário algumas técnicas e habilidades, devido sua massa extremamente delicada.

A versão italiana desse docinho era conhecida como Maccheroni (que significa massa fina), que era apenas o biscoito, sem recheio, mas só se tornou popular após chegar à França, pelos chefes de Catherine de Médici para seu casamento com Henry II, rei da França na época. Mais tarde, no século XX, Pierre 

Desfontaines teria a brilhante ideia de rechear os biscoitinhos para vender e foi assim que o macaron se popularizou não só pela França, mas pelo mundo todo. Pierre foi o fundador da Ladurée, a confeitaria mais luxuosa do mundo.

Existem alguns truques e dicas para o preparo da massa, já que a confeitaria francesa é considerada muito delicada e o macaron não fica de fora.

     • As claras dos ovos devem permanecer na geladeira no mínimo 4 dias antes que a massa seja preparada. 

     • A receita do macaron não se dá bem com um clima muito úmido, então o ideal é preparar em dias ensolarados. 

     • O açúcar que deve ser usado para prepará-los é o açúcar impalpável, uma mistura de açúcar de confeiteiro (96g) e amido de milho (4g). Isso faz com que a massa fique mais sequinha.

Nos laboratórios da MCI o macaron já foi a estrela algumas vezes e nossos testes sempre foram um grande sucesso. Nossos equipamentos são capazes de fazer a dosagem de massas delicadas como a do macaron, sem perder a alta produtividade. 

 

Linkedin    Facebook    Instagram    Youtube