ENTENDA MAIS*

Dúvidas

MEI: o que é e como se tornar um?

Muito se fala do termo MEI, mas você sabe o que ele significa?
 

O Microempreendedor Individual (MEI) é o empresário que trabalha por conta própria e possui registro jurídico. Para se tornar um é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano (ou R$ 6.750,00 por mês) e não possuir participação em outra empresa como sócio ou titular.

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o preparo e o comércio de alimentos para consumo domiciliar são negócios tipicamente de pequeno porte, além de atenderem a uma necessidade básica da população, que é a comida.

O segmento de alimentos independe da conjuntura econômica do país e vem crescendo desde 2015. Muitos empresários optam pela automação da produção e têm seu pequeno negócio como principal fonte de renda.

Para um MEI tudo isso é muito mais simples. Não há taxa de registro, a cobrança dos tributos é mais barata, com acesso a serviços gratuitos e maior segurança jurídica. Além disso, quem se formaliza passa a ter direito à cobertura previdenciária do INSS (aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros benefícios previdenciários) somente com uma taxa mensal.

 

Se você planeja se tornar um MEI ou deseja saber mais a respeito basta acessar o Portal do Empreendedor, onde é possível se cadastrar e obter mais informações. 

Acesse: www.portaldoempreendedor.gov.br

 

Linkedin    Facebook    Instagram    Youtube