ENTENDA MAIS*

Curiosidades

Saiba quais são as diferenças entre plant-based, vegetariano e vegano e o que o podemos esperar do futuro desse mercado

O mercado plant-based tem ganhado cada vez mais destaque e vamos te explicar do que tudo isso se trata
 

O conceito de plant-based, ganhou muita visibilidade recentemente, seja pelos benefícios à saúde ou ao meio ambiente. Podemos considerar que o veganismo, vegetarianismo, dietas plant-based e produtos plant-based são a mesma coisa? Não exatamente, pois existem diferenças significativas entre eles. 

Segundo a The Vegan Society, o veganismo está associado a um estilo de vida, no qual seus adeptos não consomem nenhum tipo de produto com origem animal, sendo eles produtos alimentícios, cosméticos, vestuário, entre outros. 

O vegetarianismo, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, se trata do regime alimentar que exclui de seu cardápio itens com origem animal. Existem algumas variações como: ovolactovegetarianismo (utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação), lactovegetarianismo (utiliza leite e laticínios na sua alimentação), ovovegetarianismo (utiliza ovos na sua alimentação) e o vegetarianismo estrito (não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação).

A dieta plant-based não está relacionada ao veganismo ou ao vegetarianismo. O seu principal objetivo é focar a alimentação baseada em plantas (legumes e verduras) com um cardápio mais saudável, consumo mais consciente e priorizando alimentação mais natural e fresca.

Já os produtos plant-based, que não está diretamente ligado a dieta plant-based, consistem em alimentos industrializados, feitos à base de plantas, como por exemplo, “hambúrgueres” e “nuggets”. Esses alimentos são processados, com aditivos como corantes e conservantes, o que não garante que esses produtos sejam saudáveis. 

Com o crescimento da procura por esses produtos plant-based, como uma alternativa para dietas vegetarianas ou um pouco mais saudáveis, esse mercado tem recebido cada vez mais investimentos e inovando com novos produtos, como ovos, nuggets, filés de “frango”, "bacon" e até mesmo “camarões” à base de plantas. 

Ainda veremos esse mercado ganhar ainda mais destaque no futuro e pensando nisso a MCI desenvolveu soluções para a produção de produtos plant-based, desde de empanadeiras e fritadores apropriados para alimentos chatos e não esféricos, até a nossa mais nova novidade, a formadora FN03, capaz de produzir até 1 toneladas de hambúrgueres, nuggets ou steaks. 


Gostaria de automatizar a sua produção de produtos plant-based? Entre em contato com o nosso setor comercial para maiores informações.

 

Linkedin    Facebook    Instagram    Youtube