ENTENDA MAIS*

Curiosidades

Ele é tão importante que ganhou uma máquina. Venha saber mais sobre o Pão de Batata e nossa formadora RB-01 MF

Alimentação rápida, fácil e saborosa, levando em consideração também a saciabilidade. O pão de batata atende todos os requisitos

 

 

1 – O PÃO DE BATATA
 
Criado há mais de dois séculos, o pão de batata é um famoso item que pode ser substituto para o pão francês, tradicionalmente tão consumido no Brasil, mas também pode ser encontrado em uma versão recheada. A massa de do pão de batata substitui parte da farinha de trigo da receita de um pão francês, por flocos de batata ou até mesmo o vegetal cozido.
 
O pão de batata é conhecido mundialmente, cada região com suas versões e toques especiais. No Brasil a sua versão recheada é a mais popular e mais consumida, servindo como um snack, geralmente com cerca de 120g a 300g. Cada vez mais moderno e com sua rotina acelerada, o povo brasileiro procura por uma alimentação rápida, fácil e saborosa, levando em consideração também a saciabilidade. O pão de batata atende todos os requisitos.
 
2 – FERMENTAÇÃO
 
O processo de fermentação é uma das etapas mais importantes de muitos produtos no ramo de panificação e graças a ele, os pães no geral podem desenvolver a textura e sabor que tanto amamos. O procedimento da fermentação é feito através de leveduras que transformam os amidos contidos na massa em açúcares, que alimentarão o fermento, sendo resultado disso a produção de etanol e dióxido de carbono. Os resultados obtidos através desse processo são o que fazem o pão ficar aerado e com a casquinha crocante.
 
A fermentação pode ser considerada um procedimento delicado, que se não executado corretamente, pode influenciar na consistência e sabor final. Apesar disso, massas fermentadas são um pouco mais pesadas, tanto pela proporção de líquidos e secos em sua receita, mas também pela elasticidade. É um processo trabalhoso e necessita de cuidados especiais, observar para que ela não seja fermentada demais ou de menos. Por isso é necessário que sua extrusão seja feita com cautela, mas com força e firmeza ao mesmo tempo.
 
3 – FORMADORA RB01 MF
 
Com tudo isso em mente, desenvolvemos a nossa formadora RB01 MF, que é ideal para a produção de massas fermentadas, principalmente para o pão de batata, que é o carro chefe dessa formadora. Cada componente foi pensado e desenvolvido de maneira que possa melhor atender cada particularidade dos produtos. Confira alguns desses componentes:
 
•        As bombas de massa e de recheio da MF, como carinhosamente a chamamos, são revestidas por uma camada antiaderente, evitando que o processo de extrusão gere atrito com a massa e que ela grude em suas peças. 
 


•        Equipada com calcadores de massa e recheio, que auxiliam o seu transporte e ajudam a uniformizar a dosagem.
 


•        Com um agitador de massas, que auxilia no controle da fermentação. Esse processo é considerado mais “estético”, já que ele trabalha para dar uma aparência de massa mais lisinha. 
 


•        Seu sistema de corte é composto por uma mandíbula que faz movimento flutuante, o que facilita no corte de gramaturas maiores - nas quais o diâmetro precisa ser maior no momento do corte, em seu ajuste, podendo ser feito individualmente em cada componente e no corte em si, já que sistema permite que o corte da mandíbula seja feito no estilo “tesoura”, não rasgando a massa.
 


•        Sua esteira coletora faz o movimento paralelo ao cortador, coletando o produto assim que ele é formatado, para que não haja deformação por conta da queda. 
 


•        Além disso, seu sistema enfarinhador dispõe uma camada fina sobre a esteira para evitar a aderência do produto. 
 


Com todas essas características voltadas para a produção de massas fermentadas, a MF é capaz de produzir entre 180 e 210 kg/h e conta com alguns acessórios adicionais para produção de outros produtos. 
 
 
Você já conhecia nossa formadora RB01 MF? O que achou sobre o processo de fermentação? Compartilha com a gente suas opiniões através de nossas redes sociais :)

Linkedin    Facebook    Instagram    Youtube

 

Fontes: 

APLEVICZ, Krischina Singer. Fermentação Natural Em Pães: Ciência ou Modismo. Disponível em: insumos.com.br. Acesso em: Ago 2022

AQUINO, Vanessa Cukier. Estudo da estrutura de massas e de pães elaboradas a partir de diferentes processos fermentativos. Disponível em: portalidea.com.br. Acesso em: Ago 2022

SUPER INTERESSANTE. Qual a diferença entre os fermentos biológico e químico? Disponível em: super.abril.com.br. Acesso em: Ago 2022

ARNAUT, Andrey Nascimento. Desenvolvimento e Avaliação de Pão de Fermentação Natural Enriquecido Com Farinha de Bagaço de Malte. Disponível em: repository.ufrpe.br. Acesso em: Ago 2022

MARTINS, Tabata. É batata! Food Service News - Ano 17, nº 148 - Setembro 2019. Disponível em: foodservicenews.com.br. Acesso em: Ago 2022

Máquinas utilizadas nessa receita