ENTENDA MAIS*

Dúvidas

10 motivos para empreender e investir no seu sonho

O cenário de empreendedorismo no país nunca esteve tão favorável. Quatro em cada dez brasileiros empreendem ou estão começando um novo negócio. Pensando nisso, separamos uma dezena de razões que comprovam porque empreender pode ser uma escolha mais do que vantajosa para o seu futuro. Confira:

 

1.   Independência profissional

Alcançar a independência no trabalho é o desejo de boa parte das pessoas que escolhem empreender. Afinal, sendo o seu próprio chefe, é você quem faz as regras. Tal autonomia garante que as decisões do seu negócio estejam em suas mãos, sem dependerem de um empregador.

2.   Flexibilidade

A flexibilidade é um dos principais benefícios de quem se torna empreendedor. Isso porque você terá a liberdade de escolher onde e quando quer trabalhar. Assim é possível controlar melhor o tempo e aproveitá-lo de acordo com as suas próprias demandas e necessidades.   

3.   Sem limite de ganho

Como dono do próprio negócio, você será diretamente responsável pela sua renda. Os ganhos recebidos não estarão sujeitos às mesmas variáveis de um emprego formal – como a situação financeira da empresa, as decisões de um chefe ou um teto salarial, por exemplo.

4.    Segurança financeira

Ter um trabalho formal deixou de ser sinônimo de estabilidade financeira. Por isso cada vez mais brasileiros têm se arriscado a investir em uma empresa própria. Além da vantagem de poder gerir as próprias finanças, uma gestão autônoma torna mais viável o controle financeiro, inclusive em momentos de instabilidade econômica.

5.   Seu sonho, sua marca

Antes de mais nada, abrir o próprio negócio significa realizar um grande sonho e abraçar a chance de colocar em prática projetos pessoais.  A satisfação de ver a sua empresa crescer no mercado é simplesmente única. Muitos empreendedores, por exemplo, identificam a criação de um novo negócio como um marco importante para a melhoria de suas vidas.

6.  Incentivos de sobra

Iniciativas como as do SEBRAE, que estimulam pequenos empreendedores, têm transformado positivamente o cenário legal do empreendedorismo no Brasil. Existem também grandes redes independentes dispostas a auxiliar quem pretende empreender. As dificuldades como a gestão do seu negócio podem ser minimizadas com os contatos certos.

7.  Plano B: o mercado de franquias

Se você não tem condições de começar um novo negócio do zero, pode se tornar um franquiado. As franquias geralmente oferecem um grande suporte quanto à definição de um plano de negócios e prestam o auxílio necessário para uma gestão eficiente. Além disso, se trata de um mercado variado e que vem ganhando espaço, com opções que vão desde clínicas até empresas do ramo alimentício.

 8.   De geração para geração

Na contrapartida de uma carreira formal, ser o dono de um empreendimento envolve um legado que poderá ser mantido por gerações. Ao incluir as gerações futuras da sua família, é possível garantir a conservação do seu patrimônio por tempo indeterminado.

9.   Quanto maior o aprendizado, maiores as chances de sucesso

O sucesso está em suas mãos! Todas as habilidades de que você precisa para ser um empreendedor de sucesso podem (e devem) ser treinadas e aprendidas. Embora muitas pessoas acreditem que se trata de uma competência inata, empreender requer conhecimento e muito aprendizado.  Não é por acaso que os empreendedores estão sempre se atualizando e aprendendo uns com os outros.

10.  Motivação para sonhar

Para além da comodidade de fazer as próprias regras, ser empreendedor tem tudo a ver com motivação e liberdade para correr atrás dos próprios sonhos. Estar motivado a empreender terá um efeito positivo na sua produtividade, assim como na sua vida pessoal.

 

Linkedin     Facebook     Instagram     Youtube