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Dúvidas

Aprenda como calcular o lucro na venda de salgados

 

O cálculo do lucro nas vendas é um quesito básico, capaz de impactar o orçamento de qualquer empresa. No segmento alimentício, um bom gerenciamento operacional é algo que faz toda a diferença sobre os resultados do seu negócio, pois possibilita um monitoramento detalhado dos retornos obtidos. Acontece que nem todo empreendedor, em especial os que estão começando, sabe como fazer isso. Para ajudar, separamos algumas dicas que mostram como calcular sua lucratividade de forma simples. Veja abaixo:

LUCRO BRUTO X LUCRO LÍQUIDO

Existem dois tipos de lucro, o bruto e líquido. Antes de partir para o cálculo em si, vale relembrar a definição básica de cada um:

Lucro bruto: consiste na diferença entre a quantia obtida e os custos de produção (insumos, ingredientes, mãe de obra etc.);

Lucro líquido: leva em conta o valor do lucro bruto e subtrai dele as despesas fixas e variáveis (aluguel, energia, gás, etc.).

CÁLCULO DO LUCRO BRUTO

Digamos que, em um dia de trabalho, foram vendidos R$ 350,00 em salgados. Os gastos com ingredientes, mão de obra e demais custos de produção somaram R$ 200,00. Nesse caso, a fórmula é uma subtração simples:

Receita – custos = Lucro Bruto

Ex: R$ 350,00 – R$ 200,00 = R$ 150,00

CÁLCULO DO LUCRO LÍQUIDO

Para calcular o lucro líquido, basta levar em conta o valor do lucro bruto e subtrair dele despesas fixas que sua empresa precisa custear para se manter funcionando (aluguel, energia, gás, materiais de limpeza, impostos etc.).

Lucro Bruto – despesas fixas = Lucro Líquido

 

 

A ESTRATÉGIA MARK-UP

Definir os preços com base na taxa entre receita e custo de vendas é uma tática comum para que seu lucro fique dentro do previsto. Essa definição de preço é conhecida como mark-up, uma variável resultante da seguinte fórmula:

Receita (%) – Custo Total de Vendas (%) / 100%

Considere que a receita seja 100%, calcule a porcentagem de suas despesas e quanto espera obter de lucro. O custo total de vendas é a porcentagem das despesas e dos custos fixos e variáveis da sua empresa somado ao lucro esperado.

Por exemplo: se as despesas fixas e variáveis da sua loja somarem 20% da sua receita, você estabelece a meta de que 45% seja lucro. Logo, o mark-up divisor será:

100% – 65% / 100% = 0,35%

Se quiser traçar o preço ideal para o seu produto, suponha que cada salgado custa R$0,50 para ser produzido, o melhor preço com esse mark-up divisor será de 0,50/0,35 = R$1,50. Com esse valor por venda será possível cobrir custos, despesas e ainda atingir o lucro estipulado.