ENTENDA MAIS*

Dúvidas

Por que meus salgados estouram?

 

​Os salgados que estão mais sujeitos a explosões são as bolinhas de queijo e as coxinhas. A bolinha de queijo pode explodir devido ao uso do queijo. A muçarela, quando derrete dentro do salgado, forma uma espécie de bolha. Desse modo, quando o queijo é colocado na máquina, é processado e derretido junto à massa, o que pode gerar a explosão do salgado ou o vazamento do queijo.

Já a coxinha pode explodir devido ao seu formato de “gota”. Este formato gera uma pressão maior no salgado e, como todo produto recheado contém ar, ao produzi-lo nas máquinas, esse ar fica contido e tende a causar a explosão dos salgados.

• O tipo da massa dos meus salgados também pode facilitar a explosão?

Com certeza! Caso a parede da massa seja muito firme ou muito fina, a explosão ocorre com maior facilidade. Quando a massa passa do ponto de cozimento e vira a chamada “massa siliconada”, que é aquela massa elástica e brilhante, também pode causar a explosão do salgado, pois o produto fica rígido e duro.

• Como garantir uma boa massa e evitar explosões?

A escolha da matéria-prima para a massa é um dos passos mais importantes. Isso porque, o uso de farinha de má qualidade, por exemplo, pode gerar cascas na massa do produto e isso, consequentemente, facilita a explosão. Caso a farinha possua uma melhor qualidade, ou seja, tenha sido desenvolvida para ter uma menor absorção da gordura, o ar que fica dentro do produto encontrará fluidez na hora de sair e evitará que o salgado exploda.

• Fritura

A temperatura incorreta do óleo também pode ocasionar as explosões. Colocar o salgado para fritar em óleo frio poderá encharcar o seu produto e o óleo muito quente ocasionará a explosão dos salgados. A temperatura ideal para a fritura dos salgados fica entre 180 °C e 200 °C. A quantidade de óleo é outro ponto importante. O produto deve ser mergulhado por inteiro, pois a fritura não uniforme do salgado pode gerar explosões.

• Resfriamento da massa

Aconselhamos nossos clientes a disporem a massa sobre uma superfície fria, como uma mesa de mármore, abri-la, deixá-la esfriar, cortá-la e virá-la. Esse procedimento evita tanto as cascas na massa do produto como também não gera umidade. É importante sempre trabalhar a massa com a mesma temperatura, morna ou fria. Não é indicado misturar uma massa quente com uma massa fria. Assim você evita a variação de temperatura e mantém o ponto desejado da massa.

• Dica bônus:

Acrescentar margarina com a quantidade de lipídios entre 70 e 80% à massa ajuda a dar uma textura macia, sem rachaduras na massa congelada e reduz o risco de explosões na hora de fritar.

 

 

Linkedin    Facebook    Instagram    Youtube